Entre sorrisos e lágrimas, a bebé Maria Vitória foi vacinada contra a gripe para "não ficar doente"
Uma das novidades da campanha sazonal de vacinação do outono e inverno de 2025/2026 inclui a imunização contra a gripe de bebés entre os seis e os 23 meses. Na Unidade de Saúde Familiar (USF) Novo Sentido, no Porto, Maria Vitória, utente de um ano, foi uma das primeiras crianças a ficar protegida.
Corpo do artigo
A mãe Liliana José confessou que o enfermeiro do centro de saúde não teve de a convencer muito para vacinar a filha de um ano contra a gripe. "Ela é bebé. Se ficar doente, os riscos são grandes. Com a vacina, há uma grande probabilidade de ela não ficar doente", afirmou. Momentos antes, Maria Vitória chegava sorridente ao consultório da USF Novo Sentido. Deitou algumas lágrimas com a picada da vacina, mas segundos depois voltava a olhar com curiosidade os jornalistas e os profissionais de saúde que assistiam ao momento da sua vacinação.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alargou, este ano, a gratuitidade da vacina da gripe aos bebés entre os seis e 23 meses, devido "às taxas de hospitalização e de cuidados intensivos equiparáveis às registadas entre pessoas mais idosas". A autoridade de saúde recomenda ainda a vacinação contra a gripe das crianças entre os dois e os cinco anos. No caso desta faixa etária, a imunização é comparticipada.