Volta a haver semáforos para ocupação. Distanciamento físico no areal e entre mesas nas esplanadas serão obrigatórios. Cascais e Albufeira abrem a 15 de maio e Norte a 12 de junho.
Corpo do artigo
A época balnear vai começar este ano a 15 de maio e estende-se até final de outubro, à semelhança do que ocorria em anos anteriores à pandemia. No ano passado, começou a 6 de junho, enquanto no ano anterior, pré-pandemia, a 1 de maio. Esta antecipação deve-se à confiança e sucesso das medidas que estiveram em vigor nas praias no ano passado e que constavam no manual de boas práticas, apurou o JN. Os semáforos que ditam a ocupação nas praias vão regressar e o distanciamento físico entre grupos no areal e entre mesas nas esplanadas também serão obrigatórios.
Cascais, Albufeira e algumas praias em Lagoa vão ter o dispositivo de assistência a banhistas a partir de 15 de maio. No início de junho, é a vez das praias da Costa da Caparica e algumas no Litoral Alentejano, como a Comporta. No Norte, que em 2020 só começou a época balnear a 27 de junho, haverá nadadores-salvadores a partir do dia 12 nalgumas praias. Matosinhos, Gaia e Vila do Conde são alguns exemplos. Esta também será a data para praias da zona da serra da Arrábida, Sintra ou Mafra. As datas constam na proposta de portaria que vai fixar a época balnear e que deve ser publicada este mês.
App Infopraia mantém-se
As regras a cumprir ainda não foram definidas oficialmente, mas o JN apurou que serão as mesmas do ano passado, devido ao sucesso e adesão que tiveram. A aplicação Infopraia será de consulta quase obrigatória para os veraneantes decidirem a que praia se dirigir. O sistema semafórico - verde a indicar que a praia tem pouca lotação, vermelho a dizer que está lotada - vai voltar e no areal continuará a obrigatoriedade de distanciamento entre grupos e uso de máscara nos bares de praia e esplanadas.
A Federação Portuguesa de Concessionários de Praia garante que vai cumprir, como no ano passado, todas as regras emitidas pela Direção-Geral da Saúde. O seu presidente, João Carreira, refere ao JN que "no ano passado correu tudo muito bem e este ano será igual".
"Como concessionários, somos a linha da frente do turismo e temos todo o interesse em aplicar as regras como o distanciamento entre mesas nas esplanadas e de toalhas no areal". Está agendada para quarta-feira, dia 5, uma reunião nacional dos concessionários. João Carreira - que é concessionário em duas praias na Costa da Caparica - acredita que "este ano não vai haver dificuldades na assistência a banhistas devido à colaboração com as associações locais que vão assegurar a presença de nadadores salvadores".
A Costa da Caparica tem, desde abril, a segurança nas praias garantida durante todo o ano. O Programa Praia Protegida, firmado entre a Autarquia, associações de nadadores-salvadores e os bombeiros de Cacilhas, "garante a segurança, socorro e assistência aos banhistas que frequentam os 13 quilómetros de praia", afirma fonte da autarquia. Em Cascais, a Autarquia implementou várias medidas "como a desinfeção regular dos passeios marítimos ou uma campanha de comunicação das regras a observar no paredão e no areal".