
Associação diz que escolas estão em "colapso iminente"
Foto: Artur Machado
A Associação de Diretores Pedagógicos das Escolas do Ensino Artístico Especializado (ADPEEAE) alerta que dezenas de estabelecimentos estão em risco de "colapso" por causa do modelo de financiamento.
Através de comunicado, a associação pede a atualização imediata do valor por aluno em 20,56%, correspondente à inflação acumulada desde 2015, a equiparação do financiamento entre ensino público e particular e cooperativo e condições pedagógicas equivalentes.
Segundo a associação, o apoio do ensino artístico especializado não é atualizado desde 2009. Tendo o valor por aluno sofrido ainda uma redução de 22%, em 2015, "agravando uma perda real de mais de 30% do poder de compra das escolas". Neste momento, "muitas instituições funcionam com menos recursos do que há quinze anos, apesar do aumento significativo dos custos de funcionamento".
Esta realidade, sublinha a associação, tem impacto direto na qualidade das aprendizagens e na igualdade de oportunidades. Já que, nas escolas públicas de ensino artístico, os alunos beneficiam de duas aulas individuais semanais de instrumento, aulas de conjunto e acompanhamento pedagógico regular, enquanto nas escolas do setor particular e cooperativo, o subfinanciamento impõe uma carga letiva reduzida e limitações pedagógicas severas.

