O solstício de inverno deste ano acontece esta quinta-feira, às 16.28 horas, marcando o início do inverno no hemisfério norte. Será o dia mais curto de 2017.
Corpo do artigo
Nove horas, 27 minutos e quatro segundos perfazem o período de luz em Lisboa, durante esta quinta-feira. Este ano, o solstício de inverno - e dia mais curto do ano - ocorre a 21 de dezembro, às 16.28 horas, iniciando, desta forma, o inverno no hemisfério norte, estação mais fria do ano, refere o Observatório Astronómico.
O dia terá diferentes durações, dependendo da região do país: 9h e 8 minutos em Bragança; 9h e 12 minutos no Porto; 9h e 18 minutos em Coimbra; 9h e 21 minutos em Castelo Branco; 9h e 29 minutos em Évora; 9h e 33 minutos em Ponta Delgada; 9h e 37 minutos em Faro; e 10h no Funchal.
Neste dia, o sol no plano da eclíptica - projeção sobre a esfera celeste da trajetória aparente do Sol observada a partir da Terra - passará pela declinação mínima (latitude ao equador), atingindo o máximo de fluxo de energia solar (J/m2) no hemisfério sul do planeta.
Esta estação prolonga-se por 88,99 dias até dia 20 de março de 2018, às 16.15 horas.
O que é o solstício?
São pontos da eclíptica em que o sol atinge as posições máxima e mínima de afastamento (em altura), em relação ao equador, ou seja, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de verão (21 de junho) e mínima no solstício de inverno (que poder ser a 21 ou 22 de dezembro).
A palavra está associada à ideia de que o sol devia estar estacionário, no movimento de afastamento ao equador, ao atingir a sua posição mais alta ou mais baixa no céu.