Os testes à covid-19 nas farmácias vão continuar a ser comparticipados nas farmácias até ao final de agosto. A medida abrange pessoas que tenham prescrição para realizar o rastreio.
Corpo do artigo
"A portaria que estabelece o regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional prescritos pelo SNS e realizados nas farmácias de oficina será prorrogada até ao final do mês de agosto", respondeu o Ministério da Saúde ao JN.
Em maio deste ano, o Governo introduziu um novo regime de comparticipação, que permite aos utentes do SNS com prescrição realizar um teste rápido de antigénio nas farmácias portuguesas. Até então, era apenas nos laboratórios que se podiam realizar testes comparticipados e prescritos pelo SNS.
Na prática, significa que uma pessoa com um autoteste positivo, pode ligar para o SNS24 e requerer a realização de um teste confirmatório ao vírus.
O Executivo introduziu a medida que vigorou até ao final de junho, depois prorrogou até julho e agora mantém-na até ao final de agosto.
Antes, até ao fim de abril, tinha vigorado outro regime, o da gratuitidade de dois testes grátis por mês para cada utente, nas farmácias, sem que fosse necessário ter prescrição. No entanto, a evolução favorável da pandemia em Portugal pôs termo a este regime.
O Governo aprovou a renovação do estado de alerta até às 23.59 horas de 31 agosto, mantendo a obrigatoriedade do uso de máscara em transportes públicos e hospitais.