Foram atendidos mais de 109 mil pedidos mas apenas atribuídas 55.342 bolsas do Ensino Superior para este ano letivo. Faltam documentos a quase 14 mil alunos para conclusão do processo.
Corpo do artigo
Os estudantes do Ensino Superior já pediram mais de 109 mil bolsas para este ano letivo. Já são mais de mil do que as requeridas no ano passado, em período similar, mas pouco mais de metade teve uma resposta final (53,4%). Foram, para já, atribuídas 55.342 bolsas. Dirigentes académicos não falam em atraso, mas numa demora crónica. E pedem maior celeridade e financiamento no futuro regime de Ação Social que o Governo quer aplicar a partir de 2025.
A taxa de aprovação é elevada, uma vez que dos 58 225 requerimentos “com decisão final”, a que se somam mais de 11 mil em “audiência de interessados” ou em “apreciação nos serviços”, foram deferidos 55.342 bolsas. No entanto, as estatísticas publicadas na página da Direção-Geral do Ensino Superior especificam que este total de deferimentos inclui as 41.155 bolsas atribuídas de forma automática. Entre os processos por analisar, falta entregar documentos a quase 14 mil estudantes.