O ex-ministro da Educação João Costa foi escolhido para liderar, a partir de 1 de janeiro de 2025, a Agência Europeia para o Ensino Especial e Educação Inclusiva.
Corpo do artigo
João Costa irá ocupar, a partir de 1 de janeiro de 2025, o cargo deixado por Cor JW Meijer, diretor da Agência Europeia para o Ensino Especial e Educação Inclusiva nas últimas duas décadas anos, que se aposentará no final deste ano.
João Costa “traz para a Agência uma riqueza de conhecimento e experiência nas áreas de educação inclusiva, política educacional e liderança”, pode ler-se numa nota informativa publicada no site oficial da organização europeia independente, onde foi revelada a nomeação.
Ouvido pelo “Observador”, João Costa explicou que se candidatou a um concurso a que concorreram cerca de 30 candidatos. A candidatura do ex-ministro focou-se, sobretudo, na área da integração de alunos que não tenham as línguas oficiais do ensino que frequentam como línguas maternas. Um desafio que se enfrenta um pouco por toda a Europa com o aumento da imigração.
João Costa foi ministro da Educação entre março de 2022 e abril de de 2024 e antes secretário de Estado da Educação nos primeiros dois Executivos de António Costa. Já em novembro de 2023, foi eleito presidente do Comité de Políticas Educativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
A Agência Europeia para o Ensino Especial e Educação Inclusiva é uma organização independente que trabalha em rede com os vários ministérios da Educação dos países-membros europeus, com o objetivo de os ajudar a melhorar as políticas e práticas educativas. A atuação da agência foca-se no desenvolvimento de sistemas educativos inclusivos para garantir o direito de cada aluno às mesmas oportunidades educativas de forma a aumentar a possibilidade de virem a participar ativamente na sociedade.