Estudo em que participou investigador português pode servir de modelo para mitigar alterações climáticas no Sul da Europa
Corpo do artigo
O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), da Universidade do Porto, participou numa expedição científica na Bolívia que visa estudar ecossistemas que, futuramente, poderão ser afetados pelas alterações climáticas e pela exploração industrial. O estudo pode ajudar a prever e a mitigar os impactos das alterações dos sistemas microbianos em cenários de seca no Sul da Europa.
Vítor Vasconcelos, professor catedrático e diretor do CIIMAR, rumou numa expedição ao altiplano andino da Bolívia, onde esteve de 16 e 30 de agosto a recolher amostras de cianobactérias e microalgas. O objetivo da viagem, que juntou investigadores de Espanha, Eslovénia, México e Bolívia, foi ampliar o conhecimento sobre os lagos da região e, estudar os ecossistemas que “podem ser drasticamente afetados no futuro, seja por ação das alterações climáticas seja por questões de exploração industrial dos recursos não vivos lá existentes, como, por exemplo, o bórax, o lítio e a prata”, explicou o diretor do CIIMAR.