Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto quer garantir boas condições no presente e para o futuro dos colegas.
Corpo do artigo
Carlos Alves lidera a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) desde maio. Uma função que nunca imaginou, ele que saiu da sua Vila Real natal para estudar Engenharia Química e não tinha quaisquer ambições de vir a presidir à principal representação institucional dos alunos da faculdade que escolheu como sua.
"Aos poucos comecei a envolver-me no núcleo de estudantes do meu curso e a compreender e identificar-me com as suas causas. O interesse foi crescendo, mas jamais pensando que poderia vir a candidatar-me à associação", conta. Até que surgiu o desafio e não disse que não. Aos 23 anos e a concluir o 2.º ano de mestrado, venceu as eleições para a AEFEUP e logo percebeu que o trabalho seria muito.
"O grande objetivo enquanto presidir à AEFEUP, que conta com 119 membros, assenta em garantir que os estudantes consigam espaços de estudo e de alimentação condignos. Além do alojamento, um problema enorme e comum a outras faculdades, que pode levar, inclusive, ao abandono escolar", descreve.
Emprego e emigração
Outra aposta é a garantia de um futuro estável dos alunos de Engenharia que entretanto terminarem os respetivos cursos. "É verdade que não é difícil encontrar colocação, a taxa de emprego na área é de praticamente 100%. A grande questão tem que ver com as condições de trabalho, sobretudo salariais, que muitas vezes levam à emigração", diz. Daí que seja vontade de Carlos Alves continuar a promover feiras de emprego, de forma a que os estudantes possam ter o mais cedo possível contacto com o mundo profissional e dar a conhecer as suas valências.
Tudo para realizar durante o mandato de um ano, "curto para o muito que se pretende fazer", em que também não está esquecida a vertente social e a sustentabilidade ambiental.
Perfil
Carlos Alves
Idade: 23 anos
Universidade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Curso: Eng.ª Química
Ano: 2.º ano de mestrado
Assumiu funções há pouco mais de meio ano e está empenhado em proporcionar as melhores condições para que os alunos da FEUP sejam capazes de prosseguir os seus estudos sem sobressaltos. E quer preparar-lhes o futuro, fazendo a ponte necessária com a vida profissional.