O médico João Ferreira Diniz foi, esta quinta-feira, detido pela Polícia Judiciária para cumprimento de um pena de prisão de cinco anos e oito meses no caso Casa Pia.
Corpo do artigo
Fonte polícial disse à agência Lusa que Ferreira Diniz se encontra no estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária, em Lisboa, e que deverá ser transferido, provavelmente na sexta-feira, para a prisão da Carregueira, em Sintra.
Ferreira Diniz foi condenado a sete anos de cadeia por três crimes de abuso sexual de crianças dependentes e posse de pornografia infantil, tendo já cumprido 16 meses de prisão preventiva.
Entretanto, na manhã desta quinta-feira, o ex-provedor da Casa Pia Manuel Abrantes e o antigo embaixador Jorge Ritto apresentaram voluntariamente no Estabelecimento Prisional da Carregueira.
Manuel Abrantes foi condenado a cinco anos e nove meses, mas já cumpriu um ano em prisão preventiva, enquanto Jorge Ritto, condenado a seis anos e oito meses de cadeia, esteve privado preventivamente da liberdade durante 13 meses.
Carlos Cruz foi condenado a seis anos de prisão por três de abuso sexual de menores dependentes, tendo de cumprir ainda quatro anos e nove meses.
Carlos Silvino foi o primeiro condenado neste mediático processo a ser detido, após o trânsito em julgado da sentença, e está igualmente na cadeia da Carregueira, a cumprir 15 anos de prisão.
O antigo motorista da Casa Pia foi condenado por abuso sexual de menores.