O fim de semana dos dias 31 de agosto e 1 de setembro terá pelo menos 13 urgências pediátricas ou de ginecologia e obstetrícia encerradas, a maioria na região de Lisboa, informou a Direção-Geral da Saúde (DGS), esta quinta-feira.
Corpo do artigo
A confirmar-se, será o pior fim-de-semana do ano no que toca ao encerramento de urgências materno-infantis. Segundo a DGS, “a dificuldade em garantir equipas médicas neste fim de semana agravaram os constrangimentos em alguns serviços de urgência”, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Assim, no sábado, encerram as urgências de ginecologia e obstetrícia de Leiria, São Bernardo (Setúbal), Santarém, Garcia de Orta (Almada), Beatriz Ângelo (Loures), Senhora do Rosário (Barreiro) e Caldas da Rainha. As urgências pediátricas encerradas serão em Chaves, no São Bernardo, no Beatriz Ângelo e no Senhora do Rosário. Fecham ainda as urgências de obstetrícia do Santa Maria (Lisboa) e de Portimão.
No domingo, o cenário é semelhante, mas acrescentam-se os encerramentos das urgências pediátricas de Leiria e de Torres Novas, sendo que a de ginecologia e obstetrícia de Caldas da Rainha abre apenas no domingo.
A DGS garante que está “a monitorizar a situação ao minuto de modo a continuar a garantir o funcionamento em rede e o acesso a cuidados de saúde a quem necessita”. Lembra que, quando o utente liga para a linha SNS24, “é imediatamente sujeito a uma triagem que permite aferir a resposta mais adequada para cada caso, aliviando assim as urgências para os casos verdadeiramente urgentes”.