Forças Armadas sem casos positivos de Covid-19 em grupo que esteve em quarentena
Pelo menos uma dezena de militares das Forças Armadas já estiveram de quarenta por suspeita de terem Covid-19, mas o teste foi negativo, afirmou esta terça-feira o ministro da Defesa Nacional, João Cravinho.
Corpo do artigo
Durante uma audição na comissão parlamentar de Defesa Nacional, o ministro afirmou que, pelo dados de que dispõe, "há 14 militares em quarentena, por diversos motivos" e que "oito a 10" já cumpriram as duas semanas de isolamento.
"Estamos razoavelmente protegidos, embora existam sempre motivos de preocupação", disse o governante, informando ainda que em nenhuma das forças nacionais destacadas no estrangeiro, Iraque, Afeganistão e República Centro Africana, por exemplo, há casos de contaminação com o novo coronavírus.
11908857
Todos os partidos representados na comissão -- PS, PSD, BE, PCP, CDS, PAN -- puseram perguntas a João Cravinho sobre as medidas adotadas pelo Ministério da Defesa Nacional para proteger os militares e a resposta a dar em caso de contaminação.
Cravinho garantiu que, nestes cenários, não há "indicação de qualquer risco acrescido em matéria sanitária" e até gracejou que "é difícil encontrar local mais seguro" do que o submarino Tridente, que regressa à base do Alfeite na quarta-feira "depois de dois meses debaixo de água".