O grupo Ribera, atual gestor do hospital Dr. José de Almeida (Cascais), venceu o prémio “Melhor Projeto de Telemedicina” com um programa digital de nutrição para doentes em diálise, na 7.ª edição do Prémio de Saúde Digital da espanhola Fundação Cofares. Foi o único projeto portugês premiado.
Corpo do artigo
“Estamos muito felizes e satisfeitos com os desafios que assumimos e concretizamos, em que a transformação digital é um deles”, declarou Tania Menéndez Hevia, diretora de Transformação Digital do grupo Ribera. O programa galardoado, que foi desenvolvido em articulação com a aplicação móvel da Nootric, oferece acompanhamento em tempo real aos pacientes e contém planos alimentares personalizados, elaborados por nutricionistas e nefrologistas.
A equipa responsável pela elaboração do programa móvel foi liderada pela médica Eva Cotilla de la Rosa, chefe do serviço de Nefrologia do Hospital Universitário de Vinalopó, e por Omar David Miranda, diretor Médico da Nefrosol. Segundo os profissionais, o serviço digital de nutrição proporciona um aumento na qualidade de vida, redução do peso corporal e ganho de força aos doentes em diálise com excesso de peso ou obesos candidatos a transplante renal.
Tania Menéndez Hevia e Angélica Alarcón, Diretora de Comunicação, Marketing e RSC do grupo Ribera, estiveram presentes na cerimónia de entrega do prémio, que ocorreu em Madrid (Espanha), para receberem o diploma. Os outros grupos finalistas da categoria de telemedicina foram os espanhóis BCLinK e eSalut Metro Nord.
De acordo com o grupo Ribera, que assumiu a gestão do Hospital de Cascais no início deste ano, os Prémios de Saúde Digital, ou eHealth, procuram reconhecer as iniciativas públicas e privadas que contribuem para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas “através das novas tecnologias de informação e comunicação”.