Governo apresenta queixa por publicação satírica sobre mensagem entre Montenegro e Trump

O gabinete do primeiro-ministro informou que "será apresentada queixa nas instâncias adequadas"
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
O Governo vai apresentar uma queixa contra o autor da página satírica "Volksvargas", pela publicação de uma mensagem falsa do primeiro-ministro, Luís Montenegro, para o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, nas redes sociais.
Em causa está uma alegada publicação de Donald Trump a congratular o primeiro-ministro pelo envio de uma mensagem privada. O presidente americano já tinha revelado duas missivas de Emmanuel Macron, homólogo francês, e de Mark Rutte, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), na sua rede social Truth Social. Porém, a do chefe do Governo português é falsa.
A publicação foi partilhada, na rede social X, pela página "Volksvargas", que habitualmente leva a cabo publicações satíricas, nomeadamente sobre a atuação do Governo. Na mensagem falsa de Montenegro para o homólogo americano lê-se que "Portugal não quer ser apenas mais um país da UE", mas sim o principal aliado dos EUA no Atlântico. Também fala de uma futura discussão que assegure o "acesso soberano" dos americanos aos Açores.
Última hora | Depois de Macron e Rutte, Trump publica mensagem privada de Montenegro pic.twitter.com/uOUKnMjMLs
- volksvargas (@volksvargas) January 20, 2026
Em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro realça a "importância de combater a desinformação e alertar os portugueses para a relevância de verificar a credibilidade das fontes informativas" e acrescenta que será "apresentada queixa nas instâncias adequadas". O utilizador em causa soma 12,4 mil seguidores na rede social X e mais de 97 mil no Instagram.
Na terça-feira, tal como o JN noticiou, o presidente francês, Emmanuel Macron, propôs, numa mensagem privada enviada ao homólogo norte-americano, Donald Trump, a organização de uma cimeira do G7 na próxima quinta-feira, em Paris, na qual poderiam ser convidados, à margem da reunião, representantes da Rússia.

