O Governo aprovou esta quinta-feira, em conselho de ministros, o plano de ação de combate à pobreza: 14 objetivos e 270 iniciativas que até 2025 devem retirar de uma situação de carência económica milhares de pessoas.
Corpo do artigo
A meta está definida há dois anos e o plano aprovado hoje servirá para a cumprir. O Executivo, recorde-se, comprometeu-se a retirar de uma situação de pobreza 765 mil pessoas até 2030.
De acordo com o comunicado emitido após reunião do conselho de ministros, o plano que pretende "mitigar as desigualdades e reduzir o número de pessoas em situação de pobreza ou exclusão social, identifica um conjunto de ações articuladas em torno de seis eixos de intervenção, 14 objetivos estratégicos e mais de 270 atividades que contribuem para concretização dos objetivos e das metas identificadas na Estratégia Nacional de Combate à Pobreza".
Entre os objetivos, destacam-se a redução da pobreza entre crianças, jovens e as suas famílias, a valorização do emprego e qualificação, reforço das políticas públicas de inclusão social, a coesão territorial ou fazer do combate à pobreza um desígnio nacional.