O Governo incluiu no seu programa 60 propostas vindas de todos os partidos da Oposição. Destas, mais de metade - 32 - constavam do programa eleitoral do PS, 13 do do Chega e seis do da IL. Há ainda três propostas vindas do programa do BE, outras tantas do do Livre e duas do do PAN. O PCP só viu incluída uma medida sua.
Corpo do artigo
As 32 medidas do PS incidem sobre várias áreas. Na listagem, a que o JN teve acesso, incluem-se propostas como a redução, em 20%, da tributação autónoma de veículos em IRC - que Leitão Amaro já tinha anunciado - ou o lançamento de uma Estratégia Nacional de Armazenamento de Energia até 2026.
Ao programa socialista, o Governo foi também buscar uma proposta que visa "eliminar barreiras físicas e arquitetónicas para as pessoas de mobilidade condicionada nos transportes públicos", bem como uma que pretende "reforçar os poderes de atuação legais face à ocorrência de campanhas de desinformação por via da utilização ilegítima das plataformas digitais".
Entre as propostas do PS que o Executivo adotou conta-se ainda a atualização das regras "para a instalação de sistemas de videovigilância em zonas de risco, para a utilização de drones e para a utilização de sistemas de registo de imagem pelas forças de segurança".
O Governo aceitou igualmente, seguindo propostas do PS, lançar o programa Capitalizar+ (de apoio à transição geracional e à valorização de ativos empresariais), "acompanhar e aprofundar o Livro de Reclamações", concretizar a Agenda do Turismo para o interior, reequipar as Forças Armadas ou "adotar um novo conceito estratégico de Defesa Nacional e interligações possíveis ao conceito estratégico da NATO e à bússola estratégica da UE".
Outra das medidas avançadas pelo PS e que mereceram a concordância do PSD foi a promoção de "um acordo europeu para a criação de um registo centralizado de animais de companhia".
Chega: videovigilância e mais direitos para os militares
Entre as 13 medidas do Chega conta-se a "expansão da rede CCTV nas zonas de diversão noturna, nas zonas com mais problemas e nos exterior das esquadras", a criação de condições de "habitação agrícola" a preços mais acessíveis" em conselhos com perda de população, a revisão da carreira dos vigilantes da natureza ou o aperfeiçoamento dos "mecanismos de reinserção dos militares na vida civil".
O novo Governo também aproveitou, do programa do partido de André Ventura, a sugestão para "implementar medidas de âmbito fiscal e administrativas que permitam a criação de um ecossistema amigo das empresas do sector da Defesa". Aceitou igualmente alargar "o apoio social complementar aos militares em regime de voluntariado, contrato e contrato especial".
Entre a listagem das propostas do Chega conta-se ainda a sugestão de conclusão do processo de escolha do local do novo aeroporto de Lisboa, bem como proceder ao início das obras "com a maior brevidade possível". Contudo, o programa eleitoral já previa "decidir rapidamente" a localização desta infraestrutura.
Iniciativa Liberal
Entre as seis propostas provenientes do programa da IL conta-se a que prevê "maior concorrência do serviço ferroviário atualmente prestado pela CP" e a reforma do setor ferroviário. Uma outra defende a criação de uma "task force de eliminação de burocracias desnecessárias, em diálogo com cidadãos e empresas".
As outras medidas liberais adotadas são o alargamento do cuidados prestados pelas farmácias comunitárias, o aumento das matérias de intervenção da negociação coletiva "sem especiais condicionalismos", o "repensar" da fase de instrução do processo penal "de acordo com as conclusões do Grupo de Trabalho criado no âmbito do Conselho Superior da Magistratura" e a garantia de que as autorizações de residência "se baseiem em contratos de trabalho previamente celebrados" ou na posse de um visto de procura de trabalho.
BE, Livre, PAN e PCP
À Esquerda, as três propostas do BE prendem-se com o "reforço dos meios da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas,da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e das bibliotecas de investigação", a revisão da lei do preço fixo do livro (de modo a combater a "concentração do mercado livreiro") e a valorização dos professores de Educação Física.
O Livre também viu três propostas suas serem "pescadas": foram elas a garantia de que o Estado mantém uma posição maioritária na Agência Lusa (o programa da AD também já previa "clarificar" esta temática), "promover o combate ao bullying e exclusão social de crianças e jovens LGBT+" e apoiar os negócios de reparação.
Há também duas propostas do PAN. Uma delas promove a reutilização de livros no mercado livreiro, bem como a aposta em e-books e audiobooks; a outra incentiva as "práticas educativas interdisciplinares realizadas ao ar livre".
O PCP só viu uma medida sua ser aproveitada para o programa do Governo: o desenvolvimendo da "capacidade produtiva, inovação, qualidade e competitividade da indústria conserveira".