A greve na CP esta semana fez com que a procura por autocarros crescesse, com diversas viagens esgotadas. O preço de uma deslocação entre o Porto e Lisboa para este fim de semana chega a custar entre 20 a 25 euros, enquanto logo após a data prevista para o fim da greve, os preços caem para até menos de quatro euros.
Corpo do artigo
Quem quiser comprar apenas um bilhete de ida entre o Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto, e a estação Oriente, em Lisboa, para este sábado, terá de gastar cerca três a seis vezes o valor para dias sem greve. Além disso, não terá a opção de muitos horários, que já se encontram esgotados.
A greve na CP, iniciada na quarta-feira, está prevista de acabar no dia 14 de maio. Os primeiros dias não tiveram serviços mínimos garantidos, com o Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social a definir 25% de serviços mínimos para os dias 11 a 14.
Fonte oficial da FlixBus disse ao JN que, "tal como acontece com as companhias aéreas, o sistema de preços da FlixBus é dinâmico, o que significa que, por norma, as reservas antecipadas são mais económicas". "No entanto, a antecedência não é o único fator que influencia o preço da viagem, uma vez que a procura também tem impacto neste valor. À medida que o autocarro enche ou que se aproxima a hora da partida, os preços aproximam-se do seu valor normal, até porque os bilhetes mais económicos são limitados, existindo quotas", acrescentou.
"Durante este período de greve da CP, a procura de viagens na rede FlixBus disparou, o que fez com que os preços se aproximassem do seu valor normal", esclareceu. "A título de exemplo, das mais de 150 viagens que tivemos hoje, sexta-feira, 9 de maio, entre Lisboa e o Porto (metade em cada sentido), cerca de 80% esgotaram completamente, tendência que esperamos que se mantenha nos próximos dias", completou.
Fonte da Rede Expressos garantiu ao JN que "não há aumentos de preços, independentemente de haver greves no setor ferroviário ou não". "Há uma tarifa base que não é alterada consoante as situações. Por exemplo, a tarifa Lisboa-Porto máxima é de 20 euros. Agora as nossas tarifas promocionais só são aplicadas apenas em serviços normais. Todos os serviços adicionais, que são abertos para dar resposta à procura, são sempre tabelados a tarifa base", salientou.