
É a quarta vez consecutiva que os alunos do IPCA fazem a capa de Natal do JN
Foto: Pedro Correia
A guerra na Ucrânia, a imigração, o genocídio em Gaza ou a greve geral em protesto contra o pacote laboral estiveram em cima da mesa e serviram de inspiração aos alunos do mestrado em Ilustração e Animação da Escola Superior de Design, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que mais uma vez aceitaram o repto do "Jornal de Notícias" para ilustrar a capa de Natal. A iniciativa deste ano contou com mais de 20 participantes. A vencedora lembra que "Jesus e os pais também eram imigrantes".
Maria Augusto, 21 anos, do Porto, optou por fazer uma ilustração mais tradicional. "Estilo postal de Natal com uma estrelinha no meio", refere. A aluna do primeiro ano do curso fala na importância de destacar o verdadeiro significado da festividade. "Eu sabia que queria fazer algo mágico para representar o cristianismo e o Natal apenas numa capa. Então, tive a ideia de usar cinco pontas da estrela para representar o presépio de Natal", acrescenta. Para a jovem, esta iniciativa representa uma "grande oportunidade". "O país consegue ver o que fazemos, através dos nossos desenhos, e pode-nos ajudar a ter mais exposição e visibilidade", afirma.

Maria Augusto optou por uma ilustração mais trandicional para representar o Natal
Um postal com um canhão a disparar uma bola de fogo, um bebé esquelético sobre as palhas deitado ou uma árvore de Natal com bolas a representar as bandeiras de vários países são alguns dos trabalhos que podem ser vistos nesta edição do JN.
Motivação para alunos
Uma mensagem com mais impacto esteve por detrás da escolha de Beatriz Rocha, 25 anos, natural de Vila Real. "Trata-se de uma árvore de sangue que simboliza a morte. Tenho tido bastante inspiração no que tem acontecido no Mundo, um artista pega sempre no que está a acontecer à sua volta", diz. Também não perdeu muito tempo a refletir sobre o trabalho, as ideias surgiram de forma natural. "Inicialmente, queria falar de uma coisa muito específica, mas depois optei por uma mais abrangente, porque achei que era mais justo. Comecei o trabalho de forma mais tradicional, mais fluida, porque utilizei a aguarela. Só depois peguei na imagem e trabalhei-a digitalmente", detalha.

Beatriz Rocha inspira-se no que aconte-se à sua volta
Nas palavras da professora Cátia Vidinhas, diretora do mestrado, a parceria entre o IPCA e o JN foi encarada mais uma vez com grande entusiasmo pelos alunos, considerando que "alimenta muito a sua motivação". "Este ano, em particular, mostrou que os alunos estão muito atentos às questões do momento, por exemplo, da imigração, da igualdade, das barreiras físicas que cada vez mais parecem estar presentes no discurso das pessoas", atira.
"Percebi pelas conversas que tive com os alunos que este desafio é muito entusiasmante, sobretudo ser capa de jornal do dia 25. É aquele momento em que já estão em casa, com as famílias, e acredito que se vão orgulhar de mostrar e falar sobre as ilustrações", refere. Sobre a vencedora, a docente revela que nesta altura estamos sempre à espera do melhor da época, mas lembra que não é igual para todos. "Alude à questão do Natal, mas faz pensar: estou aqui quentinha, mas outras pessoas não estão", explica. Esta é a quarta vez consecutiva que se repete a colaboração entre a Escola Superior de Design e o "Jornal de Notícias".

Cátia Vidinhas, diretora do mestrado, satisfeita com a colaboração entre o IPCA e o JN
"Jesus e os pais também foram imigrantes"
"Vai para a tua terra". A mensagem, acompanha pela representação de Maria, José e Jesus perseguidos por uma multidão intolerante, preenche a ilustração de Ana Pinheiro, 23 anos, natural de Vila Nova de Famalicão, que faz a capa de Natal deste ano do JN. Surgiu de uma conversa com os pais ao jantar e do repto: "Jesus e os pais também foram imigrantes". "Há pessoas, muitos cristãos, que às vezes são um bocadinho hipócritas e acabam por menosprezar os imigrantes que estão a tentar ter uma vida melhor em Portugal", conta a estudante do segundo ano do mestrado em Ilustração e Animação do IPCA.

Ana Pinheiro assina a ilustração vencedora



