Neste momento, Portugal conta com 34 surtos de covid-19, adiantou esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa.
Corpo do artigo
12383667
Dos 34 surtos, 18 são na Administração Regional de Saúde do Norte, cinco na do Centro, outros cinco na do Alentejo e mais seis na do Algarve.
"Vamos ter, por isso, de continuar a empenhar o nosso melhor esforço para dar resposta a esta pandemia", reconheceu Marta Temido.
Exclusão de Portugal: "não há nada que justifique a decisão"
Questionada em relação à decisão do governo britânico de deixar Portugal de fora do corredor aéreo do Reino Unido, a ministra da Saúde afirmou que não encontra justificação para essa medida.
"Não há na situação epidemiológica portuguesa nada que justifique esta decisão", defendeu.
495 camas de enfermaria com pacientes covid-19
A ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou ainda que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) continua com capacidade de resposta à pandemia de covid-19, nomeadamente na região de Lisboa e Vale do Tejo.
"Quero deixar bem claro: o Serviço Nacional de Saúde continua a responder nesta que foi uma semana difícil de luta contra a pandemia", afirmou, acrescentando que Portugal tem 495 camas de enfermaria com doentes covid-19, das quais 72 de cuidados intensivos.
Além disso, esclareceu que existem 365 camas de enfermaria e 60 camas de cuidados intensivos ocupadas por doentes com covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.
As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à pandemia na região de Lisboa realizaram 1100 contactos e visitas domiciliárias, numa região que conta com cerca de dez mil pessoas em vigilância pela saúde familiar.
De acordo com a governante, os números de novos casos "não são" os que o Governo gostaria de ter, considerando que a situação epidemiológica do país continua marcada "pela força do impacto em Lisboa e Vale do Tejo, mais concretamente na Área Metropolitana de Lisboa".