A Direção-Geral da Saúde anunciou esta segunda-feira, ao final da tarde, 39 casos confirmados pelo novo coronavírus e 339 casos suspeitos.
Corpo do artigo
O Plano Nacional de Contingência está a ser apresentado esta segunda-feira pelas autoridades de saúde. Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, confirmou que nenhum dos 39 casos confirmados com Covid-19 está nos cuidados intensivos. Sessenta e sete pessoas estão a aguardar os resultados das análises.
Apesar de a maioria dos infetados estar estável, Graça Freitas avançou que um doente se encontra em "vigilância apertada" e requer "alguns cuidados".
11906500
Há dez hospitais ativados neste momento para receber casos suspeitos e os doentes infetados por Covid-19: sete unidades são da região Norte e outros três da região Sul. O Hospital de Faro é um dos que foi recentemente ativado para receber doentes.
O secretário de Estado da Saúde, António Sales, confirmou ainda o fecho de todas as escolas em Lousada e Felgueiras, duas escolas na Amadora e outras duas no Algarve. As cadeias de transmissão de coronavírus em Portugal deveram-se sobretudo a casos importados de Itália e Espanha.
A doença respiratória grave passará a ser um critério para que o doente seja sujeito ao teste do coronavírus, alertou ainda a diretora-geral da Saúde. "Não tivemos uma explosão de casos positivos", tranquilizou. Ainda assim, a diretora-geral da Saúde salientou que "não quer dizer que não pode acontecer o mesmo que em Itália".
11905421
Sobre o resultado negativo por Covid-19 de Marcelo Rebelo de Sousa, Graça Freitas não quis comentar e remeteu esclarecimentos para o Gabinete da Presidência.