Os governos de Portugal e Espanha destacaram, no final da Cimeira Ibérica,o aumento do número de passageiros nas ligações ferroviárias entre os dois países, especialmente na ligação Vigo-Porto.
Corpo do artigo
"Os Chefes de Governo tomam nota dos progressos alcançados nas ligações terrestres entre ambos os países, em particular nas ligações ferroviárias pertencentes ao Corredor Atlântico, Madrid-Lisboa e Medina del Campo-Salamanca-Aveiro, assim como na linha Vigo-Porto, onde ambos os países estão a coordenar as obras de eletrificação", reza a Declaração Conjunta final da 28.ª Cimeira Ibérica, que decorreu esta segunda-feira em Baiona, Espanha.
O transporte de passageiros por via férrea foi o principal alvo de elogios por parte dos dois governos, que celebraram o "aumento do número de passageiros verificado nas ligações entre os dois países e com França, e especialmente na ligação Vigo-Porto, onde o modelo de exploração conjunta permitiu incluir as três novas paragens comerciais acordadas na última Cimeira sem aumentar o tempo da viagem".
No transporte por estrada, os dois países também destacaram a assinatura da Convenção para a reabilitação da ponte internacional sobre o rio Guadiana entre Ayamonte e Vila Real de Santo Antonio. O início, em fevereiro de 2015, das obras de prolongamento da autoestrada A62 de Fuentes de Oñoro até à fronteira com Portugal também foi salientado, bem como a adjudicação das obras na segunda metade deste ano do troço português da autoestrada A25, que está pendente entre Vilar Formoso e Guarda.
Portugal e Espanha também acertaram a criação de "grupos de trabalho" com vista ao desenvolvimento de um mercado ibérico para o transporte de mercadorias, destacando que, em outubro de 2014, se constituiu a Comissão Executiva do Corredor Ferroviário Atlântico de Transporte de Mercadorias "que representou uma extensão até à Alemanha do corredor que ligava Portugal, Espanha e França".
Os dois governos também sublinharam na Cimeira "os grandes avanços verificados na interoperabilidade dos dispositivos de pagamento eletrónico de autoestrada em ambos os países", afirmando que os dispositivos espanhóis já são interoperáveis em Portugal e que, em junho, aumentaram "significativamente" as autoestradas em Espanha interoperáveis para os dispositivos portugueses.
No setor portuário, acordaram em "colaborar conjuntamente para aproveitar as oportunidades que o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento entre a UE e os Estados Unidos pode oferecer a ambos os países", em particular ao aumento do tráfego portuário, "dada a posição geoestratégica de Portugal e de Espanha para o transporte marítimo internacional".