Seis mil alunos perderam apoio neste ano por não terem tido aprovação nos créditos exigidos. Insucesso escolar já responde por 22% do total de indeferimentos.
Corpo do artigo
A perda de bolsa de estudo por falta de aproveitamento tem vindo a aumentar no Ensino Superior, representando, no ano letivo que agora findou, 22% do total de indeferimentos. Num universo de 5982 estudantes, mais 1750 face ao ano passado, quando 18% das recusas se deveram à falta de aprovação nos créditos exigidos pelo regulamento de atribuição de bolsa.
De acordo com os dados consultados no final desta semana no site da Direção-Geral do Ensino Superior, neste ano letivo 26% dos pedidos de bolsa foram recusados (27 789, mais três pontos percentuais face ao ano passado), sendo que o facto de os rendimentos ultrapassarem o limiar de carência continua a ser a causa mais frequente dos indeferimentos (41%). Já as recusas por falta de aproveitamento escolar passaram a representar 22% do total, valor que contrasta com os 14% registados em 2017/2018.