Associação de Hotelaria prevê que a taxa de ocupação atinja os 52%. Além da estadia, há muitas pessoas a optar pelo jantar da consoada e pelo almoço de dia 25.
Corpo do artigo
Há cada vez mais famílias a escolherem hotéis para celebrarem a quadra natalícia. A lotação de vários alojamentos divide-se entre portugueses e estrangeiros e em alguns está quase esgotada. Segundo a Associação de Hotelaria de Portugal, estima-se que a taxa de ocupação para o Natal seja de 52%. Há quem pernoite, há quem opte por fazer só a ceia ou o almoço de dia 25 fora de casa, sendo que o valor das refeições varia entre os 40 euros e os 300 euros, por pessoa.
Se tradicionalmente o Natal era sinónimo de ficar em casa em frente à lareira, agora, há cada vez mais quem procure lugares e programas diferentes. Em Portugal, as reservas nos hotéis para os dias 24 e 25 de dezembro não param de subir. “As expectativas para esta época são muito positivas. Acreditamos que superaremos a taxa de ocupação do ano passado”, afirma o gerente do InterContinental do Porto, Jean Hélière. No InterContinental de Lisboa, apesar das reservas estarem a ser “feitas mais tarde”, a expectativa é de “fechar estes dias com uma ocupação superior ao ano passado”.