Duas rodas são 5% dos veículos, mas respondem por 12% dos acidentes.
Corpo do artigo
O número de veículos de duas rodas a circular nas estradas está a aumentar a cada ano. Em 2019, havia quase 400 mil motociclos a circular nas estradas, mais 11,5% do que no ano anterior. E o número de mortes subiu quase na mesma proporção: em 2019, entre condutores e passageiros, morreram 116 pessoas, mais 10% do que no ano anterior.
O mesmo aconteceu nos ferimentos - está a subir o número de feridos graves e leves. Contas feitas, as duas rodas são 5% do total de veículos a circular nas estradas, mas foram responsáveis por 12% dos acidentes. Além dos números absolutos, a ANSR fez também cálculos ao número de acidentes, ponderado por cada cem veículos em circulação. E concluiu que, nos anos entre 2010 e 2019, houve mais acidentes com vítimas (uma subida de 10%), mas menos mortes (uma descida de 43%).
Apelo a cuidados na estrada
A associação de "motards" Bênção dos Capacetes criou a campanha de sensibilização "Na estrada seja responsável. Deixe as surpresas para os momentos certos" para diminuir a sinistralidade das motas. Durante o mês de novembro, divulgaram um vídeo de sensibilização com testemunhos de familiares de motociclistas mortos na estrada e participação da cantora Rita Guerra.
TMsEaUz9TXs
A campanha foi realizada com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e da Câmara Municipal de Ourém. Durante a sensibilização, morreram menos cinco motociclistas do que no mesmo mês do ano passado.