Decorrem hoje várias apresentações de projetos inovadores do campo da saúde sexual para assinalar o Dia Nacional da Saúde Sexual, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).
Corpo do artigo
São quatro projetos: “Anathema”, “Sexhealth e Prostate Cancer”, “Neuropsychsex” e “Priority”, todos do Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana, SexLab, organizados pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP). Objetivam sobretudo promover a saúde sexual, o bem-estar das pessoas e ajudar na prevenção de comportamentos de abuso sexual de menores.
“É importante dizer que é absolutamente fundamental haver dias como este que, embora simbólicos, têm um papel importante a nível da saúde sexual como um direito, como um dos direitos humanos”, disse o atual diretor da FPCEUP, Pedro Nobre, ao JN.
Promover saúde mental e sexual
O projeto “Anathema”, fundado em 2020, resulta de uma colaboração entre a associação alemã de investigação Fraunhofer e outras instituições dos Países Baixos e da Áustria. Almeja desenvolver intervenções psicológicas através de aplicações na web para promover a saúde sexual e mental em pessoas mais idosas ou com cancro do colorretal.
O projeto “Sexhealth e Prostate Cancer”, criado em 2021, é o produto de uma colaboração do CPUP com o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), também da Universidade do Porto. Visa estudar os fatores de risco para o cancro da próstata e o seu impacto, e dos respetivos tratamentos, na saúde mental e sexual das pessoas. Pretende também testar uma intervenção online para sobreviventes de cancro da próstata.
O projeto “Priority” adveio de um consórcio europeu, financiado pelo programa de apoio à investigação Horizonte 2020. Agrega cinco universidades, de entre as quais a Universidade do Porto e a de Aveiro. Almeja a implementação de um programa online, “Prevent It”, de prevenção de abuso sexual de menores, “dirigido a adultos com impulsos sexuais sobre crianças”, conforme o comunicado do SexLab.
“O objetivo deste projeto é mesmo prevenir, como o nome sugere. Muitas pessoas infelizmente têm estes impulsos e o que não se quer mesmo é que passem ao lado. É de importância estratégica, embora sensível. O programa online será também aplicado na Suécia e na Alemanha”, explicou Pedro Nobre.
O projeto “Neuropsychsex”, elaborado em 2022, consiste num estudo do estado da arte da saúde sexual em Portugal, por meio de um inquérito desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cuja primeira implementação a nível mundial está a ser feita pela equipa do SexLab. O estudo possibilita o acesso a indicadores fundamentais sobre a saúde sexual e reprodutiva em Portugal que podem, no futuro, ser usados para fazer comparações globais e orientar políticas públicas de saúde.
Tal como os outros projetos, o “Neuropsychsex” também visa elaborar uma intervenção psicológica na web, “com base num conjunto de estratégias psicoterapêuticas cuja eficácia tem sido amplamente demonstrada no tratamento de problemas sexuais mais habituais em homens e mulheres”, segundo o comunicado do SexLab.