A associação DARiACORDAR lançou uma aplicação online, em articulação com a retalhista Auchan, que visa ajudar a combater o desperdício alimentar através da consciencialização dos utilizadores do impacto económico e ambiental das suas perdas alimentares. A calculadora já está disponível online.
Corpo do artigo
A aplicação foi lançada na passada segunda-feira, dia 25, no âmbito do primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade. Chama-se “Contra o Desperdício”, é gratuita e acessível através de qualquer dispositivo com acesso à internet, através de um browser, como o Safari ou o Google Chrome.
Na aplicação, que o JN experimentou, os utilizadores adicionam manualmente, e de preferência diariamente, os alimentos desperdiçados a partir de uma lista predefinida, que contém opções mais gerais, como “salgados”, ou mais específicas, como “bolo Bollycao”.
No painel do utilizador, que se encontra na página inicial da aplicação, é apresentado um conjunto de estatísticas aferidas automaticamente com base nos dados lá registados, referentes ao agregado familiar do utilizador. Por exemplo, é possível ver a quantidade de CO², em quilos, que é gerada pelo total dos resíduos sólidos alimentares ou a equivalência destes ao salário mínimo nacional.
“É uma aplicação orientada especificamente para o consumidor e que permite ter toda a informação do impacto ambiental e económico do seu desperdício”, refere a associação em nota de imprensa.
Esta aplicação é somente um dos meios que a DARiACORDAR pretende usar para alcançar as suas três “grandes ambições”: reduzir em pelo menos 50% o desperdício alimentar até 2030, reduzir as perdas alimentares ao longo de toda a cadeia agroalimentar e implementar uma estratégia “do Prado ao Prato” para a redução das perdas e desperdícios alimentares.
A DARiACORDAR, criada em 2011, almeja, segundo a própria associação, reduzir o desperdício alimentar e contribuir para um país mais sustentável. À data, distribuiu 35 milhões de refeições, beneficiando 1,7 milhões de pessoas, cerca de 680 mil famílias. Reduziu ainda mais de 75 mil toneladas de emissões de CO² e evitou perto de 17 mil toneladas de resíduos alimentares.