"Inaceitáveis insultos". Presidente da Câmara de Leiria condena ataque do Chega a deputada cega
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, classificou esta sexta-feira como inaceitáveis os insultos dirigidos na quinta-feira pela bancada do Chega na Assembleia da República à deputada eleita pelo círculo de Leiria Ana Sofia Antunes.
Corpo do artigo
"Os insultos dirigidos pela bancada do Chega à deputada Ana Sofia Antunes, do Partido Socialista, eleita por Leiria, são inaceitáveis e merecem o nosso mais veemente repúdio", escreveu Gonçalo Lopes na rede social Facebook.
Para o autarca, que é também presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, trata-se de "um episódio lamentável que atenta contra os valores fundamentais" da democracia e do respeito que devem "prevalecer entre todos os representantes eleitos".
"A intolerância e a falta de respeito não têm lugar na nossa sociedade, muito menos na casa da democracia", adiantou.
Na publicação, Gonçalo Lopes expressou ainda "total solidariedade para com a deputada Ana Sofia Antunes, que é cega, reconhecendo o seu contributo inestimável para a inclusão e igualdade em Portugal".
"Que este episódio sirva de reflexão para todos nós sobre a importância de cultivar uma cultura de respeito e dignidade nas nossas instituições e na sociedade em geral", acrescentou.
Na quinta-feira, no debate em plenário dedicado à inclusão no ensino superior, motivado por um projeto de lei do PS, a deputada do Chega Diva Ribeiro acusou a parlamentar Ana Sofia Antunes, ex-secretária de Estado da Inclusão, de participar nos debates apenas quando estão em cima da mesa temas relacionados com inclusão.