O Infarmed suspendeu a comercialização dos produtos cosméticos da marca “Sente Senas Naturais”, por incumprimento dos requisitos estabelecidos no regulamento dos cosméticos na União Europeia.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) refere numa circular, divulgada na quinta-feira, que constatou, na sequência da avaliação de uma denúncia, a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca “Sente Senas Naturais”, que não cumpriam com vários requisitos do Regulamento (CE) n.º 1223/2009 de 30 de novembro.
Segundo o Infarmed, as irregularidades identificadas estão nos artigos relativos à “Pessoa Responsável”, “Obrigações da Pessoa Responsável”, “Boas Práticas de Fabrico”, “Avaliação de Segurança”, “Ficheiro de Informação sobre os Produtos”, “Amostragem e Análises”, “Notificação” e “Rotulagem”.
“Pelo exposto, os produtos cosméticos da marca ‘Sente Senas Naturais’, encontram-se não conformes com a legislação aplicável, pelo que não devem ser colocados no mercado, comercializados ou utilizados”, alerta a autoridade no medicamento.
O Infarmed apela às entidades que tenham estes produtos para não os disponibilizarem e aos consumidores para não os utilizarem.