Iniciativa Liberal diz que Governo de Luís Montenegro teve “uma falsa partida”
“Temos um Governo com falta de ambição, de energia e de exigência. Um Governo sem rumo que teve uma falsa partida”, disse na manhã deste sábado, em Beja, o presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, (IL) no início da sua visita à Ovibeja.
Corpo do artigo
Rui Rocha, apontou como casos da falsa partida do Executivo de Luís Montenegro “a artimanha do IRS, depois a história do serviço militar para pequenos delinquentes e a mensagem para o PSD-Madeira apoiar Miguel Albuquerque”. Casos que, entende, como “demonstração de falta de credibilidade do primeiro-ministro”.
Falando sobre as Eleições Europeias, o presidente da IL aludiu a “dois ataques à democracia”, apontando as posições de PSD e PS que “querem inviabilizar os debates eleitorais e a decisão sobre o Círculo da Compensação discutido na Assembleia da República.”
Ainda sobre o ato eleitoral de 9 de junho, Rui Rocha acusou o Chega de “estar a esconder o seu candidato, por ser um defensor do regime de Putin e da Rússia”, justificando que de todos, “o melhor candidato é João Cotrim de Figueiredo”, o cabeça de lista da IL.
Sobre a visita à Ovibeja, Rui Rocha sustenta que o certame “é a fundamental para a região e demonstra o potencial e a capacidade da agricultura portuguesa, num país que não cresce por falta de recursos”. Quando confrontado com a falta de dinheiro para apoiar os agricultores, considerou que “corresponde a um padrão da gestão de incompetência, desleixo e falta de interesse pelo sector por parta da anterior ministra da Agricultura.”
Confrontado pelo JN com a questão dos transvases de Alqueva para o Algarve, Rui Rocha, considerou que “é fundamental o investimento na agricultura, onde a água é essencial” mas foi considerou a solução como um último recurso. “É preciso reter com mais capacidade e levar a água onde ela não existe. É uma questão de coesão territorial. São investimentos pesados, demorados, mas essenciais para vários sectores, como o abastecimento às populações, para o turismo e a agricultura”, acrescentou.