Instituições de Ensino Superior com 27 milhões para formarem professores até 2030
Ministério da Educação avança com contratos-programa que majoram o financiamento dos cursos de educação básica e dos mestrados que conferem habilitação para a docência. Até 2029-2030 vão ser precisos 20 mil novos professores
Corpo do artigo
Identificada a necessidade de recrutar cerca de 20 mil professores até ao ano letivo 2029-2030, e numa altura em que o número anual de diplomados anda na casa dos dois mil, o Governo aprovou um pacote de 27,2 milhões de euros para incentivar as instituições de Ensino Superior (IES) a refoçarem a oferta. De acordo com a resolução do Conselho de Ministros publicada na manhã desta quarta-feira em Diário da República, 2030 responde pelo maior volume de despesa (6,8 milhões), seguindo-se 2029 (5,8 milhões). Para o corrente ano estão alocados meio milhão de euros.
A radiografia há muito que está feita: seis em cada dez professores têm 50 ou mais anos de idade e um quarto está já acima dos 60 anos. Com a oferta a não dar resposta à procura, fazendo com que, todos os anos, milhares de alunos não tenham professor a pelo menos uma disciplina. Situação com menor impacto nas regiões Centro e Norte, com uma "leveada concentração" da oferta de formação de professores. E, apesar de ano para ano o número de diplomados ter vindo a aumentar, o certo é que ficou-se pelos dois mil em 2023-2024.