A diretora-geral da Saúde admitiu, sexta-feira, desconhecer o número de vítimas que a pandemia de Covid-19 já fez em lares de idosos.
Corpo do artigo
11999115
Mas o JN contabilizou, só esta semana, 12 vítimas (Braga, Albergaria-a-Velha, e dois na Maia, no início da semana, duas em Coimbra, duas em Aveiro e mais duas em Resende e duas em Pombal). Graça Freitas defendeu ainda que é preciso que sejam as instituições que alojam idosos e as comunidades locais a tomar "medidas preventivas" para reduzir a concentração de pessoas antes que surjam casos de infeção". Ainda assim, nos lares crescem dificuldades com o aumento do número de idosos e funcionários infetados e a incerteza de saber o que fazer com eles.
Maia
A Câmara da Maia realojou num hotel do concelho os utentes do lar "O Amanhã da Criança", onde um homem de 90 anos e uma mulher de 89 morreram infetados. Até ao momento, dos 58 habitantes da residência sénior, 25 testaram positivo e cinco negativo. Os restantes aguardam ainda os resultados laboratoriais. Dos 46 funcionários, sabe-se que dez estão infetados. De acordo com José Correia, presidente da instituição, o edifício será desinfetado hoje. Prevê-se que os idosos possam regressar ao lar amanhã, por volta do meio-dia. Até lá, no hotel, os utentes estão isolados em quartos individuais e acompanhados por funcionários da instituição. Os encargos com o hotel serão suportados pela Câmara.
Coimbra
Uma utente de uma residência sénior de Almalaguês morreu no centro hospitalar de Coimbra, onde estão mais três infetados. Outros dez acusaram positivo, mas mantêm-se no lar, a par de sete idosos e uma dúzia de funcionários para os quais "não há testes". Helena Fachada, de 88 anos, faleceu na quinta-feira à noite, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra . A segunda vítima mortal do lar do Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês estava internada desde 28 de fevereiro. A delegação de saúde garantiu que os exames ficarão concluídos no início da próxima semana.
Resende
A Misericórdia de Resende registou 33 casos positivos ao Covid-19, dos quais já resultaram dois óbitos. Foram realizados 201 testes e conhecidos 199 resultados. Dada a "transmissão comunitária", a Câmara e a Santa Casa querem fazer testes a utentes das outras valências. São mais cerca de uma centena. Aguardam que a autoridade de saúde defina a necessidade. Será essa decisão que indicará quem vai assumir o pagamento.
Aveiro
Morreram dois dos utentes do lar da Misericórdia de Aveiro infetados com Covid-19. Pelo menos três recuperaram e estava previsto terem alta ontem, apurou o JN. No concelho registava-se, ontem, um total de quatro mortos. Entre eles conta-se o caso de um idoso de S. Jacinto que morava com a mulher. A esposa testou positivo ao novo coronavírus e está em isolamento em casa. Vários familiares e pessoas que contactaram com o casal estão a ser testados. A médica da unidade de saúde de S. Jacinto encontra-se em vigilância e aguarda o resultado do teste laboratorial.
Vila Real
O Hospital Trofa Saúde em Vila Real acolheu 53 idosos do Lar de Nossa Senhora das Dores, onde 88 pessoas ficaram infetadas com o novo coronavírus. Três utentes que testaram negativo foram transportados para o Hospital de Gaia. O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, atribuiu os louros da operação no Serviço Nacional de Saúde e nos funcionários do lar. A desinfeção das instalações por militares pode começar hoje. Ontem, 29 funcionários do lar que, por não estarem ao serviço, ainda não tinham sido testados, foram submetidos a testes. Rui Santos não fez previsões de quando poderão ser conhecidos os resultados.
Famalicão
Depois da residência sénior em Cavalões, há mais um foco de infeção por Covid-19 no Centro Social de Bairro. Uma idosa foi transportada ao hospital na terça-feira à noite e poderá haver outros casos confirmados em isolamento. Alguns utentes aguardavam ontem pelo resultado do rastreio. Os utentes da Residência Sénior Pratinha, em Cavalões, foram transferidos para o Hospital Militar do Porto no domingo, porque oito funcionárias estavam infetadas e dez em quarentena. Vinte e dois utentes testaram positivo.
Pombal
O lar da Cumieira e Circunvizinhas, em Pombal, vai retirar os utentes para outro espaço e apelou ao voluntariado e à entrega de material de proteção individual. Das três mortes registadas no concelho, duas foram de utentes do lar da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa da Cumieira e Circunvizinhas, de 83 e 76 anos. Dos quase 30 utentes da instituição, cinco estão infetados.
Santo Tirso e Feira
O lar Dra. Leonor Beleza, da Misericórdia de Santo Tirso, registou ontem o quinto caso positivo, sendo que cinco dos 93 idosos que estiveram em contacto já fizeram testes. "Ao todo, estão em casa 13 funcionários", disse fonte da Santa Casa. O lar do Centro Social Pôr do Sol, em Mosteiró, Feira, tem duas utentes contaminadas. Depois de, anteontem, ter sido anunciada a contaminação de uma idosa de 90 anos, internada no Hospital Santo António, no Porto, ontem foi confirmada a contaminação de outra, também com 90. As duas mulheres partilhavam o quarto.