Secretário de Estado começa hoje umas férias diferentes para mostrar que Portugal é seguro. "São os mil quilómetros da minha vida".
Corpo do artigo
Ao sabor da maré, sozinho e com uma pequena mochila de três quilogramas às costas, o secretário de Estado do Planeamento, José Mendes, começa hoje a percorrer o país em mil quilómetros de bicicleta de Bragança a Sagres. Ao longo de dez dias, até 2 de agosto, as férias do governante vão ser passadas nas estradas do país, do Norte e do Sul, Este e Oeste, a conhecer um Portugal menos mediatizado, mas de gente boa e sempre pronta a acolher qualquer visitante com uma bela conversa.
O objetivo da jornada, a que chamou "Portugal Diagonal", é "mostrar que o país é bonito e fantástico, mas também seguro", esclarece. A única companhia que leva é a da bicicleta KTM de montanha que preparou com a suspensão travada e pneus mais estreitos para piso liso. "Há um ou dois dias em que um amigo ou outro vai aparecer, mas vai ser essencialmente ao sabor da maré".
Apaixonado pelo território, mas também pelo desporto, José Mendes, 58 anos, idealizou a jornada quando a prova Cape Epic, na África do Sul, foi cancelada em março. José Mendes e o colega de equipa já estavam no país africano com tudo pronto para participar na prova mais dura do Mundo, depois de um ano de treino intenso, quando lhe comunicaram o cancelamento no último briefing antes da primeira etapa. Decidiu, então, percorrer o país e usufruir do território, das pessoas e das suas particularidades.
Quer sentir os aromas, as paisagens, parar na beira da estrada para beber água, conversar, degustar a gastronomia e mostrar que há segurança para pedalar de um canto ao outro do país. "São os mil quilómetros da minha vida", assegura. O país é muito seguro e as pessoas são prestáveis: "Daqui a um bocado vou pedir ali à senhora para me encher a garrafa com água e, se não for aqui será noutro lado, vai aparecer alguém que pergunta se quero também um bocado de gelo". Não demorou. "Vou-lhe pôr aqui uma pedrinha de gelo na água para o caminho", diz a simpática senhora do café Primavera, em Vieira do Minho, onde José Mendes fez uma pausa no treino para ser entrevistado.
Os mil quilómetros da vida de José Mendes vão ser contados na primeira pessoa, todos os dias, no JN, com uma crónica de cada etapa a partir de amanhã. Há fases duras, como a primeira, que vai de Bragança a Chaves por Vinhais. Por isso é que se preparou com "cinco a seis treinos por semana", divididos entre a bicicleta indoor que tem em Lisboa, onde trabalha, e as paisagens do Minho, onde reside e passa o fim de semana sempre que pode.