Nos últimos anos, muitos jovens portugueses têm optado por dedicar gratuitamente parte do seu tempo e dos seus conhecimentos em benefício do desenvolvimento dos povos, através da participação em projectos de voluntariado missionário, principalmente em Países de Língua Oficial Portuguesa. Este ano são 381 voluntários a tomar parte nesse dinamismo missionário, mais 35% do que no ano passado.
Corpo do artigo
Em Portugal, existem cerca de 50 entidades que enviam voluntários em missão. São grupos de acção social ligados a universidades, organizações não-governamentais para o desenvolvimento, instituições particulares de solidariedade social, institutos ou congregações religiosas, paróquias e dioceses. O voluntariado missionário surgiu há 21 anos em Portugal.
Segundo os dados que chegaram à Fundação Evangelização e Culturas (FEC) até ao dia 29 de Junho último, este ano partirão 381 voluntários em missão em Moçambique (208 voluntários), Angola (59), Cabo Verde (41), Guiné-Bissau (21), Brasil (19), São Tomé e Príncipe (18), Timor-Leste (12), República Centro-Africana, Taiwan e Tailândia (um cada).
Os voluntários partirão em missões de curta duração (de 15 dias a seis meses) ou de longa duração (mais de um ano). Este ano 321 voluntários entregarão à missão entre 15 dias e seis meses da sua vida e 60 ficarão nos países em desenvolvimento por um período superior a um ano.
A maioria dos voluntários que partirá este ano tem entre 16 e 25 anos (241), 82 entre 26 e 35 anos, 30 entre 36 e 50 anos e 20 mais de 51 anos. Tal como nos anos anteriores, todos os países receberão maior número de mulheres do que de homens. No total, partirão em missão 277 mulheres e 104 homens.
Realça-se ainda que o perfil dos voluntários tem vindo, gradualmente, a sofrer algumas alterações. Até há muito poucos anos, o voluntariado era realizado, sobretudo, por jovens universitários ou recém-licenciados. Hoje, sendo ainda maioritário o número de voluntários com esse perfil (56%), há um número crescente de pessoas em idade adulta que opta por doar parte do seu tempo à vida missionária (44%).
É de salientar que 70 voluntários partirão em missão pela segunda ou terceira vez, repetindo a experiência de anos anteriores, sublinhando a importância que esse tipo de projectos ocupa nas suas vidas, inclusive em Portugal.