Limpeza e distribuição de bens: dois mil escuteiros apoiam populações afetadas pelo mau tempo

Escuteiros ajudam no terreno
Foto: Escutismo/Facebook
Cerca de dois mil escuteiros encontram-se a apoiar as populações afetadas pelo mau tempo, numa operação coordenada pela Proteção Civil do Corpo Nacional de Escutas (CNE) com a Proteção Civil, as câmaras municipais e as juntas de freguesia.
Segundo um comunicado enviado ao JN, os escuteiros, de várias regiões do país, estão distribuídos por vários municípios, desempenhando tarefas centradas na distribuição de alimentos, apoio direto às populações, descarga de bens essenciais e limpezas em zonas afetadas.
"Os nossos voluntários têm sempre uma imensa vontade de ajudar, mas queremos reforçar a importância do cumprimento rigoroso das regras de segurança. Estamos a falar de escuteiros, das suas famílias, de sedes de agrupamentos e de campos escutistas também afetados. Tudo tem de ser feito de forma responsável e segura", disse o chefe nacional do CNE, Ivo Faria. "Somos uma peça num conjunto mais vasto, integrado num mecanismo que envolve a Proteção Civil Nacional, os municípios e as juntas de freguesia. O CNE é uma dessas forças no terreno e o nosso principal papel é o apoio de suporte às populações".
O apoio vai continuar no fim de semana. Além do trabalho no terreno, as várias regiões escutistas estão a organizar recolhas de materiais e bens para enviarem para os locais mais necessitados.

