Apenas 35% dos atendimentos são emergências. Maioria dos contactos é feita inadvertidamente ou por brincadeira.
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O serviço de emergência 112 atende mais de 16 mil chamadas falsas por dia. Num ano, dos cerca de 7,9 milhões de atendimentos, mais de cinco milhões não são emergências. A PSP regista que apenas 35% das chamadas recebidas são verdadeiras urgências. As restantes (65%) são "contactos inadvertidos, brincadeiras, testes à capacidade de resposta ou simples desconhecimento dos fins do serviço 112".
No dia em que se assinala o 30.o aniversário da linha de emergência europeia, a PSP aconselha os cidadãos a que ensinem as crianças a contactar o 112 e a não usar a linha para testar o sistema, para brincadeiras ou por motivos não urgentes. Aliás, as chamadas falsas empatam meios de socorro.
Estima-se que os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), para onde são encaminhadas as chamadas da linha 112 relacionadas com emergências médicas acionem, por ano, cerca de 7500 meios de emergência por causa dos telefonemas falsos.
Em 2020, os CODU receberam mais de 1,3 milhões de chamadas, um número inferior aos 1,41 milhões registadas em 2019, segundo os dados disponibilizados pelo INEM ao JN. Todas as chamadas recebidas pelos CODU são encaminhadas, seja para acionar os meios de emergência médica ou seja para o Centro de Apoio Psicológico de Intervenção em Crise (CAPIC). Se a situação não justificar o acionamento dos meios de emergência, é encaminhada para a linha SNS24.
Trauma no topo
O trauma foi o tipo de ocorrência mais registado em 2020, com um total de mais de 176 mil registos. A alteração de estado de consciência foi o segundo, seguido da dispneia, que consiste em falta de ar e dificuldades respiratórias. As ambulâncias foram o meio de emergência mais utilizado, sendo operadas por agentes de Proteção Civil ou elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica, como os bombeiros da Cruz Vermelha. No total, o INEM acionou 1,17 milhões de vezes os meios de emergência.
A Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência foi a menos acionada durante o ano passado, com apenas 833 registos. É utilizada em "situações de risco iminente de suicídio, emergências psiquiátricas que impliquem risco de vida para o próprio ou para outros e na intervenção a vítimas de abuso sexual". Estas unidades registaram um aumento no número de acionamentos em relação a 2019, com um total de 603 vezes.
As chamadas da linha 112 são atendidas em centrais de emergência da PSP e da GNR, onde é feita uma avaliação da situação. A chamada é encaminhada, depois, para as forças de segurança, para os bombeiros ou para os CODU.
1, 17 milhões de vezes foram acionados os meios de emergência pelo INEM no ano passado. Saíram para a rua 7500 meios por causa de chamadas falsas.