
Loja do Cidadão disponível digitalmente
André Rolo/Global Imagens
Portugal lança, nesta quinta-feira, a Loja do Cidadão Virtual, integrada no portal gov.pt, reunindo 150 serviços públicos essenciais, com apoio por videochamada, proporcionando uma experiência digital que se deseja próxima da presencial.
Corpo do artigo
A plataforma integra, inicialmente, 22 entidades públicas e permite que cidadãos e empresas resolvam questões a qualquer hora e lugar, inclusivo a renovação do Cartão de Cidadão, da Carta de Condução e criação de empresas, em que se inclui a alteração do nome, da sede ou do objeto social e o pedido de registo de beneficiário ativo. Por seu lado, a videochamada é feita mediante agendamento.
O serviço prioriza os procedimentos mais utilizados e o lançamento é considerado um passo decisivo na transformação digital dos serviços públicos, alinhando-se com o objetivo de, em 2030, disponibilizar todos os serviços publicos digitalmente. A Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE) liderará a continuidade da estratégia da digitalização, promovendo eficiência e acessibilidade no relacionamento com o Estado.
O ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, reforça que este "é um novo paradigma do atendimento público, com um Estado mais ágil e ao serviço do cidadão".
