
Aplicação permite anexar no telemóvel documentos dos filhos
Foto: Artur Machado/Arquivo
O Governo atualizou a aplicação gov.pt que passou a disponibilizar mais duas funcionalidades: já é possível pedir uma segunda via de documentos e ter os dados oficiais dos filhos ou dependentes no telemóvel.
Em caso de perda, roubo, danos ou alteração de dados pessoais, já é possível pedir a segunda via do cartão de cidadão, do cartão da ADSE e do cartão ACP a partir do telemóvel. O JN apurou que está previsto o alargamento desta funcionalidade a outros documentos. O novo serviço integra o "Balcão Perdi a Carteira", que até agora só estava disponível presencialmente na Loja de Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa, mediante agendamento.
A "app" também permite que pais e representantes legais adicionem o cartão de cidadão dos filhos ou dependentes à sua conta, o que significa ter essa documentação sempre à mão, no telemóvel, facilitando situações como consultas médicas, matrículas escolares ou outros momentos em que é necessário confirmar dados de identificação. A aplicação é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e regista cerca de quatro milhões de transferências.

