Maioria acredita que Inteligência Artificial melhorou a eficiência no trabalho, revela estudo
A Inteligência Artificial influencia cada vez mais a vida das pessoas e os portugueses estão a dar conta disso. Um estudo realizado pela Michael Page indica que 70% dos profissionais em Portugal acreditam que melhorou a produtividade no trabalho.
Corpo do artigo
A Inteligência Artificial (IA) tem causado cada vez mais discussão, mas, segundo um estudo realizado em Portugal, esta ferramenta está a melhorar o trabalho dos portugueses. São cerca de 70% dos inquiridos que admitem as vantagens que a IA teve na sua prestação profissional.
A consultora de recursos humanos Michael Page realizou um estudo sobre o peso da IA no mercado de trabalho. Dos 522 profissionais portugueses entrevistados (62%), dois terços revelou confiar no sistema que revolucionou a internet para realizar tarefas automatizadas.
O estudo foi realizado através de um inquérito online a profissionais das áreas de marketing, vendas e engenharia. Mais de metade dos inquiridos tem mais de 40 anos. Através da utilização desta ferramenta digital, os trabalhadores ficam com mais tempo para realizar outras tarefas, melhorando a sua eficiência e produtividade no local de trabalho.
Segundo dados fornecidos pela Michael Page, mais pessoas utilizam a IA para questões relacionadas com o emprego. Desde a procura de emprego, através do algoritmo cada vez mais especializado, à prevenção de fugas de informação, os motivos para a utilização de IA aumentam a cada dia que passa.
Ainda que a IA traga muitas vantagens, a sua chegada traz também preocupações. Entre as inquietações dos profissionais, estão a falta de toque humano no julgamento e intuição. Cerca de 59% dos inquiridos questionam-se sobre a falta de inteligência emocional e o processo de tomada de decisões.
A lista de desvantagens continua com as dúvidas relativamente à segurança dos dados, ética e potenciais mudanças de emprego.
O estudo revela ainda que cerca de 41% dos entrevistados mostra hesitação em adotar as ferramentas por falta de conhecimento, enquanto 27% não sabem como as utilizar.
Pedro Prata, associate manager da Michael Page, refere ainda que “estes resultados revelam que, apesar de a IA ter um grande impacto, não se sobrepõe à opinião humana. No local de trabalho a opinião humana é importante para compreender problemas complexos, desenvolver a criatividade e construir relações que a IA não consegue replicar”.