O ginásio foi apontado como a atividade física mais feita pelos portugueses e é, ao mesmo tempo, um dos locais mais mencionados para praticar exercício. As conclusões são de um estudo da Universidade Católica e do banco BNP Paribas sobre os hábitos desportivos dos portugueses, divulgado esta quarta-feira à tarde.
Corpo do artigo
Além do "ginásio" ter sido mencionado como "o tipo de desporto mais feito pelos inquiridos" (31,2% do total), também a corrida (18,4%) e o yoga e o pilates (13,7%) foram referidos como outras das formas de atividade física mais feitas pelos portugueses. Cerca de 20% do total de participantes fazem desportos como o ciclismo e a natação.
Entre 28 de março e 5 de maio deste ano, o estudo da Universidade Católica Portuguesa e do banco BNP Paribas englobou as respostas de 1103 pessoas sobre os seus hábitos desportivos. A maioria dos inquiridos está concentrada na faixa etária entre os 20 e os 69 anos, tem o Ensino Superior e aufere mensalmente rendimentos médios. Cerca de 29,3% indicou um intervalo entre os dois mil a três mil euros por mês.
"Uma maioria expressiva (65,1%) afirmou praticar desporto de forma regular, enquanto 34,9% dos inquiridos indicou não o fazer", lê-se no estudo que será apresentado esta quarta-feira, em Lisboa. A saúde física, o controlo do peso e a gestão do stress são as principais razões para a prática de exercício físico, segundo os participantes.
Por outro lado, a falta de tempo e de energia são os principais obstáculos (27,3% e 28,6%, respetivamente).
Importância para a saúde mental
"A perceção do contributo para a saúde mental foi esmagadora: 85,3% indicaram que a prática desportiva é importante ou muito importante. Estes dados sublinham o papel fundamental do exercício físico não apenas na saúde física, mas também no bem-estar psicológico", salienta o mesmo documento.
Mais de 58% faz exercício físico em espaços ao ar livre, quase 33% faz nos ginásios e em casa. Estima-se que haja mais de mil ginásios abertos em Portugal. "A maioria dos participantes (50,5%) indicou gastar até 10 euros por mês na prática regular de desporto, revelando uma forte tendência para opções de baixo custo", aponta o estudo.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), conhecidos em abril deste ano, pouco mais de um terço dos portugueses afirma fazer exercício físico com regularidade (cinco ou mais vezes por semana) ou com alguma regularidade (uma a quatro vezes por semana).