Maioria dos seniores ainda trabalha e ajuda a pagar despesas de familiares
Sejam os filhos, os pais ou até amigos, 40% da população sénior ajuda alguém a pagar despesas e um terço do total não tem meios para gastar mais dinheiro, apesar de querer. Metade afirma que o seu poder de compra diminuiu nos últimos 12 meses.
Corpo do artigo
Na larga maioria dos casos (67%), o apoio financeiro dado pela população sénior é destinado aos descendentes. Esta é uma das conclusões do estudo do Observador Cetelem, sobre o consumo sénior em 2025, que indica também que 59% dos seniores têm o trabalho como principal fonte de rendimento.
A análise, realizada em agosto com inquiridos a partir dos 55 anos, colocou a população a refletir sobre a sua situação pessoal e a do país, num ano em que as pensões aumentaram 3,9% e a idade da reforma subiu para os 66 anos e 7 meses. Ainda que 64% dos seniores considerem ter um rendimento similar ou até "mais elevado" do que a maioria dos portugueses, 47% não têm dúvidas de que o seu poder de compra diminuiu no último ano e, por isso, perspetivam aumentar as suas poupanças.