Em menos de dois anos, já foram consultados na app e portal SNS 24 mais de 100 milhões de exames médicos. O resultado simboliza uma meta importante para a digitalização dos serviços de saúde em Portugal. A digitalização e a partilha dos exames ajudou a acelerar procedimentos nos cuidados de saúde primários.
Corpo do artigo
De acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a partilha de resultados tem contribuído para a aceleração de processos nos cuidados de saúde primários, “onde foram já prescritas cerca de 45 milhões de requisições eletrónicas de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, das quais mais de 90% foram totalmente desmaterializadas (sem papel)”.
As endoscopias gastrenterológicas, medicina física e de reabilitação, pneumologia-imunoalergologia e radiologia são algumas das áreas abrangidas.
Segundo os SPMS, neste momento o projeto Exames sem Papel - Desmaterialização integral dos processos de prescrição, prestação, faturação e acesso aos resultados dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica – já abrange o universo dos Cuidados de Saúde Primários no SNS. Prevê-se agora, impulsionado pelas verbas do PRR- Transição Digital na Saúde – o alargamento progressivo aos cuidados de saúde hospitalares e fora do SNS, nomeadamente através de protocolos com o setor privado e social.
Os SPMS aponta, como vantagens o acesso facilitado aos resultados. "Os utentes podem aceder facilmente aos resultados dos seus exames através do Portal e da APP SNS 24, sem a necessidade de se deslocarem pessoalmente prestador, o que confere economia de tempo e recursos tanto para os utentes como para os profissionais de saúde".
Além disso, salientam a rapidez na entrega dos resultados. "Os resultados dos exames ficam disponíveis de forma mais rápida, pois são integrados no Portal e na APP SNS24 assim que estão prontos, reduzindo o tempo de espera para os utentes e, consequentemente, permite um diagnóstico mais rápido e eficaz por parte dos profissionais de saúde", bem como uma melhor comunicação entre utentes e profissionais de saúde- "A disponibilização de resultados dos exames no Portal e na APP SNS 24 facilita a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde. Os utentes podem facilmente partilhar os seus resultados com os seus médicos e obter orientações mais precisas e rápidas sobre seu estado de saúde". sustenta a SPMS.
A partilha digital tem tido um impacto positivo no sistema de saúde, “evitando perdas ou duplicação da informação, quer tenham sido realizados no setor público ou no privado”, informou a SPMS.
O projeto de partilha eletrónica de resultados arrancou em 2022 e, desde então, que o número de prestadores que comunicam os resultados de MCDT através da plataforma tem aumentado progressivamente, assim como os laboratórios aderentes, que são mais de 900.
O portal existe desde 2019 e através da página de internet e da aplicação é possível o utente aceder facilmente aos serviços de saúde e gerir a sua informação de forma intuitiva. Marcar consultas e consultar exames são algumas das funcionalidades disponíveis.
O projeto em questão beneficia de verbas no PRR, na componente de Transição Digital na Saúde, e a SPMS informou em comunicado que será progressivamente alargado