Mais de 1140 ocorrências devido ao mau tempo mas "tendência é de desagravamento"
A Proteção Civil registou, até às 12 horas, 1147 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, sobretudo inundações, concentradas na Grande Lisboa, Península de Setúbal e Algarve, disse o comandante Elísio Pereira.
Corpo do artigo
Em declarações à Lusa, pelas 12.30, o responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu que foram registadas 700 ocorrências relacionadas com inundações, sendo que 658 ocorreram no distrito de Lisboa.
Relativamente à cidade de Lisboa, Elísio Pereira adiantou que o Regimento de Sapadores Bombeiros reportou 211 ocorrências.
O responsável da ANEPC indicou ainda que a região do Algarve registou 102 ocorrências, sendo a par da Grande Lisboa e da Península de Setúbal uma das zonas mais afetadas pela intempérie.
Segundo explicou Elísio Pereira, entre as 10 e as 12 horas houve "um acréscimo de cerca de uma centena de ocorrências", mas representa um ritmo inferior ao registado durante a noite e a madrugada. "A tendência é de desagravamento das condições meteorológicas", apontou.
Aviso amarelo na sexta-feira
Nove distritos de Portugal continental vão estar na sexta-feira sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à previsão de chuva forte e persistente, determinou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga são os distritos sob aviso laranja durante o dia de sexta-feira, porque se prevê "precipitação persistente e por vezes forte", segundo o IPMA, que anteriormente tinha informado que estes territórios estariam sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três).
Segundo informação do IPMA, divulgada hoje pelas 12.40 horas, outros três distritos vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo, designadamente Santarém, Leiria e Castelo Branco.
De acordo com anterior comunicado do instituto responsável pela emissão de avisos meteorológicos, o distrito de Faro esteve hoje, entre as 7.43 e as 10 horas, sob aviso vermelho (o mais grave) devido à chuva intensa, sendo que esse aviso passou a laranja, até às 15:00.
Além disso, Faro está hoje, até às 15, sob aviso amarelo devido à previsão de trovoadas frequentes e dispersas, assim como "vento do quadrante sul, com rajadas da ordem de 70/80 km/h [quilómetros por hora], em especial no litoral e nas serras".
Entre os 18 distritos de Portugal continental, também Évora, Setúbal e Beja estão hoje, até às 15:00, sob aviso laranja por causa da "precipitação persistente e forte, por vezes acompanhada de trovoada e rajadas fortes", indicou o IPMA.
