
Chuva forte causou inundações na via pública, principalmente na região de Lisboa
Foto: Arquivo
Mais de mil ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas em Portugal continental entre as 12 horas de terça-feira e as 8 horas desta quarta-feira, a maioria inundações, segundo a Proteção Civil.
Corpo do artigo
"Entre as 12 horas[de terça-feira] e as 8 horas [de hoje] foram registadas 1005 ocorrências, das quais 211 na cidade de Lisboa e 764 nos restantes distritos devido à chuva forte", adiantou Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). De acordo com Elísio Pereira, a maioria das ocorrências foram inundações na via pública (679) e quedas de árvores (18).
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa precisou que, entre as 6 horas de terça-feira e as 9 horas desta quarta-feira, registou "um total de 229 ocorrências" associadas às condições meteorológicas adversas, sobretudo inundações devido à chuva forte.
"Na região do Algarve, foram contabilizadas 40 ocorrências. Entretanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera [IPMA} agravou o aviso emitido para a região de laranja para vermelho até às 10 horas", disse Elísio Pereira. Este aviso passa depois a laranja até às 15 horas.
Leia também Inundações em lojas, estradas alagadas e carros danificados. Faro em aviso vermelho
Segundo Elísio Pereira, durante a noite não houve registo de vítimas. Na terça-feira, uma mulher ficou ferida com gravidade na sequência das inundações registadas na freguesia de Barcarena, uma das zonas do concelho de Oeiras mais suscetíveis às intempéries.
Por causa da previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas, o IPMA colocou também sob aviso laranja até às 15 horas de hoje os distritos de Évora, Setúbal e Beja.
Os distritos de Santarém e Lisboa vão estar sob aviso amarelo até ao meio-dia, e Castelo Branco e Portalegre estão também sob aviso amarelo até às 15 horas.
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
