O Governo vai disponibilizar, até 2025, mais de 120 casas e apartamentos em regime de renda acessível que estavam afetos ao Ministério da Segurança Social.
Corpo do artigo
A transferência dos imóveis para o Ministério da Habitação foi aprovada recentemente em reunião de Conselho de Ministros e, segundo o Governo, as obras vão decorrer até 2025, sendo que alguns fogos estão prontos a habitar de imediato.
"São 120 fogos devolutos da Segurança Social passíveis de serem disponibilizados para renda acessível, através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, ao abrigo do Arrendar para Subarrendar, no âmbito do programa Mais Habitação", esclareceu o Ministério da Habitação, ao JN.
Até agora, estes fogos devolutos estavam afetos ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social. O gabinete da ministra da Habitação, Marina Gonçalves, informou que "as habitações vão ser objeto de reabilitação" até 2025, sendo que se encontram "em várias fases, estando algumas já prontas".
As casas encontram-se localizadas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, bem como nas regiões Norte, Centro e Sul.
Atribuídas por sorteio
Na medida "Arrendar para Subarrendar", o Estado celebra contratos de arrendamento com entidades públicas ou privadas e paga até 30% a mais do que a média do concelho em causa.
Depois, subarrenda o imóvel a preços mais acessíveis, mediante sorteio a realizar pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana. Terão prioridade os jovens, os agregados pobres e as famílias monoparentais.