A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor que completa esta segunda-feira 50 anos recebe, por ano e em média, 300 mil reclamações. Os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às faturas e aos custos excessivos.
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Mais de 300 mil reclamações são recebidas, todos os anos, pela Deco. Nos últimos cinco anos, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor conseguiu recuperar 30 milhões de euros aos portugueses por prejuízos em vários setores, nomeadamente nos serviços públicos essenciais, seja a água ou a energia, nos bens de consumo e na compra e vendas de produtos, com preponderância para as aquisições através de meio digital.
Se antes a atenção às faturas era um comportamento conotado com a crise económica, hoje os consumidores estão mais atentos e analisam os custos dos serviços regulares, sendo “muito mais fácil” detetar “valores errados”, explica Ana Sofia Ferreira, responsável pelo gabinete de apoio ao consumidor da Deco, que assinala esta segunda-feira os 50 anos de vida. A associação nasceu a 12 de fevereiro de 1974 para lutar pelo reconhecimento dos direitos e dos interesses dos consumidores lusos.