Mais de 800 bombeiros em prontidão para dar resposta rápida a acidentes no Natal e Ano Novo
O comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil afirmou, esta terça-feira, que haverá corpos dos bombeiros em 132 locais para "aumentar a rapidez da intervenção do socorro ao local da emergência". A campanha de segurança rodoviária para o Natal e o Ano Novo foi lançada esta terça-feira, em Lisboa.
Corpo do artigo
A campanha "O melhor presente é estar presente" da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR) vai decorrer entre esta quarta-feira (13 de dezembro) e 2 de janeiro de 2024 e visa sensibilizar os cidadãos para a adoção de comportamentos seguros ao volante, durante o período do Natal e do Ano Novo, conhecido por deslocações mais frequentes e longas nas estradas de todo o país. Na iniciativa, lançada esta terça-feira, no Museu da Carris, em Lisboa, estão envolvidas mais de 240 entidades públicas e privadas. "Queremos que todos cheguem à ceia de Natal e saiam em segurança. Queremos que todos estejam aqui em 2024 e que não se percam vidas por acidentes", disse o presidente da ANSR, Rui Ribeiro, esta terça-feira de manhã.
Durante a campanha vão decorrer ações de fiscalização, sensibilização e prevenção da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). O comandante André Fernandes referiu que haverá corpos de bombeiros nas principais estradas do país para "aumentar a capacidade de resposta e rapidez do socorro rodoviário e pré-hospitalar". No total, as equipas estarão em 132 locais de Portugal com "equipamentos de salvamento e desencarceramento, ambulâncias de socorro e veículos de comando. De 22 de dezembro a 2 de janeiro, estarão envolvidos 866 bombeiros.
O lançamento da campanha de segurança rodoviária contou com testemunhos de profissionais de saúde do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que destacaram os perigos e as consequências da falta de atenção e de cuidado na estrada. "As vítimas de acidentes são fundamentalmente jovens", que ficam privados da vida ativa que tinham, referiram. As imagens em vídeo e no anúncio publicitário da iniciativa da ANSR são "mais duras", este ano, disse o presidente da ANSR. Nelas vemos um corpo numa morgue, um presente de Natal que não foi entregue e um copo de champanhe substituído pela administração de soro num hospital.
"Forte presença" das autoridades nas estradas
A operação de Natal e Ano Novo da PSP e GNR vai começar a 15 de dezembro e prolonga-se até 2 de janeiro de 2024. Haverá dois períodos considerados mais críticos devido ao presumível aumento do tráfego rodoviário, designadamente entre 22 e 26 de dezembro e 29 de dezembro e 2 de janeiro. O chefe da divisão de trânsito e segurança rodoviária da PSP, Paulo Ramos, avançou aos jornalistas que a Polícia vai apostar "numa postura de forte presença e de grande visibilidade nos locais onde pode haver uma maior concentração de pessoas e ocorrências de acidentes".
Já a porta-voz da GNR, Mafalda Gomes de Almeida, afirmou que vai existir um reforço do patrulhamento, durante o Natal e o Ano Novo, pelo que a corporação estará atenta ao excesso de álcool, velocidade e à distração, nomeadamente fruto do uso do telemóvel. Segundo esta força de segurança, as vias mais críticas no Natal são em direção ao Norte e Interior do país e no Ano Novo são as estradas em direção ao Sul.
No encerramento da sessão de lançamento da campanha, o ministro da Administração Interna destacou os resultados da redução da sinistralidade em Portugal na última década."A fiscalização rodoviária, por via de orientações políticas e da [criação de] infraestruturas, como os radares, já reduziu 170 vítimas mortais em 10 anos", disse José Luís Carneiro.
O evento contou também com o testemunho do cantor Tony Carreira, que perdeu a filha Sara Carreira num acidente de viação a 5 de dezembro de 2020. "O Natal sempre foi uma data sagrada para mim, que infelizmente deixei de ter. (...) O álcool e o telemóvel são erros mínimos que podemos cometer. Estou aqui para reforçar para que não deixem esses erros mínimos custarem uma vida", afirmou. O cantor João Gil foi outro dos rostos que se associou à campanha. "Não vale a pena correr esse risco enorme por conta de um telemóvel", defendeu.