Milhares de alunos do ensino básico e secundário participam em cursos de verão nas principais universidades portuguesas, experienciando o ambiente académico e o curso que alguns ambicionam seguir. Os programas, com custos variáveis, promovem a instituição, a oferta formativa em diversas áreas e pretendem criar uma ligação dos alunos às respetivas cidades.
Corpo do artigo
De acordo com a recolha de informação feita pelo JN junto das Universidades de Coimbra, Aveiro, Porto, Lisboa, Minho e Algarve, este ano inscreveram-se pelo menos 5 400 alunos nos seus cursos de verão. Depois de algumas instituições terem interrompido estas iniciativas em consequência da covid-19, os programas de ajuda na escolha da vocação estão de volta, juntando jovens de diversos pontos do país e até do estrangeiro.
Em período de férias, muitos jovens optam por conhecer as universidades e os respetivos cursos. Procurando entender como realmente são as diferentes áreas, os alunos têm disponíveis vários programas em todo o país, com várias atividades, investigações, aulas práticas, workshops, atividades culturais e desportivas.
Dormir em residências
A Universidade de Coimbra conta com três programas para integrar os alunos. A Universidade de Verão, um programa de cinco dias que está a decorrer até amanhã, tem mais de uma década e este ano inscreveram-se 425 alunos. Visa a integração dos alunos do ensino secundário não só na Universidade de Coimbra, mas também no ambiente académico que se vive na cidade. Este programa permite aos alunos viver a vida de um estudante na Universidade de Coimbra: os jovens dormem em residências, têm aulas teóricas e práticas, realizam ações de voluntariado e ainda têm atividades culturais, desportivas e sociais.
A Universidade de Coimbra tem ainda os programas UC Challenge for Global Sustainability e o Campo de Férias Desportivo. São programas estreantes este ano e pretendem desenvolver competências e capacidades e dar uma visão mais clara do futuro aos jovens. O primeiro programa desafia os alunos a criarem projetos inovadores para responder a desafios com soluções concretas e teve 45 inscrições. Já o segundo programa promove o desporto e estilos de vida mais saudáveis e contou com a participação 145 alunos.
Os três programas permitem também que os alunos criem uma ligação com a cidade, com a realização das atividades em pontos da cidade e a utilização de transportes públicos, enalteceu ao JN fonte da instituição. Para além do verão, a universidade tem mais atividades durante o ano letivo, como a Semana da Ciência e cursos formativos.
Captar novos alunos
Na Universidade de Aveiro, a 16ª edição da Academia de Verão decorreu de 10 a 22 de julho, integrando 440 jovens de todo o país e ainda de outros países europeus. Com um custo entre 80 e 180 euros, dependendo da modalidade, este programa pretende captar novos alunos para a instituição e tem como objetivo a interação com investigadores e cientistas e o contacto com as diferentes áreas. Os programas incluem workshops, visitas e trabalho em laboratório.
As atividades destinam-se a alunos do 5.º ao 12.º ano e incluem atividades desportivas, culturais e de lazer, de forma a promover as amizades, o respeito e o desenvolvimento pessoal. Os programas contam com workshops, visitas e trabalho em laboratório. Durante o ano, a universidade tem mais atividades como visitas de estudo ao campus, workshops e experiências.
Porto acolhe crianças
A Universidade do Porto assume-se pioneira de iniciativas deste género. A Universidade Júnior conta já com 65 mil participantes desde 2005. Este ano o programa, que decorre entre 18 e 29 de julho, organizou mais de 100 atividades e mobilizou cerca de 2700 crianças, provenientes de vários pontos de Portugal e ainda de outros países. A iniciativa inclui programas de ciências, letras, desporto, economia, saúde, direito e arquitetura, entre outros.
O programa permite criar ligações com a cidade, através da realização de atividades em diversos espaços como o Parque da Cidade do Porto e o Museu dos Transportes e Comunicações. Para além de ajudar na escolha do curso de sonho, a Universidade Júnior permite que os alunos aprendam novas línguas à escolha, num programa que se destina aos alunos do 5º ao 11º ano. A Universidade do Porto oferece também atividades durante o ano letivo, em vários locais da cidade, tais como no Jardim Botânico, no Museu de História Natural e Ciência, entre outros.
Ajudar a descobrir a vocação
Com o Verão no Campus, que decorreu de 18 a 22 de julho, a Universidade do Minho procura ajudar os alunos do secundário a escolher um curso e a terem um maior conhecimento sobre a área de vocação. O programa inclui 23 atividades durante uma semana, mais de 30 monitores e 50 investigadores, e integra todas as áreas da universidade, como engenharia, arquitetura, direito e letras. Este ano, a Universidade realiza a 14ª edição do Verão no Campus e contou com 336 participantes, incluindo jovens de todo o país e de outros continentes.
Pretendendo também dar a conhecer as cidades onde a universidade está localizada (Braga e Guimarães), o programa pretende dar a conhecer a oferta formativa de uma perspetiva mais prática. A universidade define o contacto dos jovens do secundário com os estudantes como o ponto mais forte do programa.
A Universidade do Minho conta ainda com programas de promoção da oferta letiva durante o ano. Tem o Melhor Estudante na Uminho, onde os melhores alunos passam uma semana na universidade, o Universidade Portas Abertas, que pretende dar a conhecer a universidade e ainda visitas de estudo às instituições.
Também a Universidade do Algarve organiza esta iniciativa para promover o gosto pelas áreas científicas, mas também para ajudar os jovens na escolha vocacional. Os Cursos de Verão terminaram a 15 de julho e contaram este ano com mais de 300 participantes, de vários locais do país, incluindo as ilhas.
Na Universidade do Algarve, com preços entre os 50 e os 200 euros, os alunos podem escolher de entre três opções: Regime Residencial, Dia Completo e Curso. Os Cursos de Verão permitem ainda fortalecer a língua portuguesa para os participantes estrangeiros e ajudam a incluir no ambiente académico na região.
O programa Verão na Universidade de Lisboa - com um custo de 110 euros por cinco dias - tem disponíveis mais de 20 atividades. Desde 2014, esta iniciativa ajuda anualmente cerca de 1000 alunos a escolher o curso que a instituição afirma como decisiva para a vida futura. A iniciativa divide-se em dois programas, um destinado aos alunos do ensino básico, e outro aos alunos do ensino secundário. Os programas permitem perceber como é ser um verdadeiro profissional na área.
O Verão na Universidade de Lisboa expande os seus programas para locais fora do campus de forma a criar ligação com a cidade em locais como a Expo, bairros sociais e jardins da cidade. A iniciativa promove a ligação através de jantares e ainda uma experiência da vida académica.