Projeto Fruta Feia celebra hoje dez anos e conta com mais de 350 produtores e quase nove mil associados. Todas as semanas evita que mais de 22 toneladas de alimentos sejam desperdiçadas.
Corpo do artigo
Desde 2013 o projeto Fruta Feia evitou que fossem desperdiçadas mais de cinco mil toneladas de fruta e legumes que habitualmente não seriam vendidos por terem um calibre diferente, outras cores ou manchas. Atualmente, o projeto é abastecido por mais de 350 agricultores e tem quase nove mil consumidores aderentes. Este ano, o número de alimentos salvos subiu cerca de 2% face ao ano passado. A cooperativa celebra hoje dez anos.
Em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, Portugal deitou ao lixo mais de 1,8 milhões de alimentos. A Fruta Feia surgiu em 2013 com o objetivo de reduzir as toneladas de alimentos de qualidade que, todos os anos, são devolvidos à terra por não terem o formato “regular”. E, consequentemente, evitar o gasto desnecessário dos recursos usados na produção, como a água, a terra, a energia e o tempo de trabalho.