Na primeira fase dos exames nacionais mais de quatro mil alunos pediram reapreciação de prova, sendo os exames de Matemática A e de Biologia e Geologia os que contam com maior número de pedidos.
Corpo do artigo
Dos exames nacionais realizados no final do ano letivo 2022/2023, na primeira fase, 4080 foram reapreciados. Matemática A, Biologia e Geologia e Fisica e Química A foram as disciplinas com mais reapreciações de prova, com 899, 769 e 587 respetivamente.
A maioria dos alunos que pediram reapreciação de prova viu as suas notas subir: cerca de 76% aumentou a nota do exame final, o que corresponde a 3109 provas. Do total de exames reapreciados, em apenas 321 as notas desceram e em 633 a classificação continuou a mesma.
As disciplinas que foram mais submetidas a reapreciações foram as mesmas onde houve mais exames a subirem as notas: Matemática A (755), Biologia e Geologia (506) e Físico e Química (419).
Já as reapreciações dos exames da disciplina de Português contabilizaram mais descidas de notas, das 578 provas reapreciadas, 79 baixaram a classificação. Seguiu-se a disciplina de Biologia e Geologia com 72 alunos a desceram a nota e, a disciplina de Matemática A com 58 descidas na classificação.
Exames com menos pedidos
As disciplinas com menos pedidos para reapreciar exames foram Literatura Portuguesa (7), Espanhol-Iniciação (4) e Alemão (2). As duas provas de Alemão reapreciadas acabaram por subir de nota, três das provas de Espanhol também subiram e uma delas manteve a nota e, seis das provas de Literatura também aumentaram de classificação mas uma desceu.