O presidente da Républica vai receber já na próxima sexta-feira, dia 14, e na segunda-feira, dia 17, os líderes partidários para se pronunciarem sobre a situação política e económica. As audiências, no Palácio de Belém, vão acontecer antes do Conselho de Estado marcado para o final de julho.
Corpo do artigo
A intenção de Marcelo Rebelo de Sousa convocar um Conselho de Estado para o final de julho para fazer a análise da situação política do país já era conhecida. Agora o calendário parece confirmar que está tudo alinhado para a reunião se realizar depois do debate do estado da nação, marcado para 19 de julho, e da conclusão do relatório da comissão parlamentar de inquérito (CPI) à TAP.
Segundo a nota publicada no portal da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa agendou as reuniões por ordem crescente de representação na Assembleia da república, recebendo o Livre, PAN, BE e PCP entre as 14.30 e 17.30 horas de dia 14 de julho, e mais tarde Iniciativa Liberal, Chega, Partido Social Democrata e Partido Socialista entre as 17 e as 20 horas de dia 17.
Estas audiências vão anteceder o Conselho de Estado. Lembre-se que o chefe de Estado, na sequência do caso Galamba quando entrou em rutura com António Costa, anunciou que convocaria o órgão consultivo para final de julho.
Marcelo quer ouvir os partidos sobre a situação política e económica. Entre os assuntos abordados, deverá estar a recente demissão do secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira, que foi constituído arguido por suspeitas de corrupção, e o relatório da CPI à TAP.